Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

FMI estima défice de 2,9% para este ano

  • 333

LUCAS JACKSON / Reuters

Fundo Monetário Internacional mantém anterior projeção que ultrapassa em sete décimas os 2,2% do Governo de António Costa. Em 2021, o último ano das estimativas, Portugal deverá ter ter défice de 2,8% e dívida acima de 120% do PIB

O Fundo Monetário Internacional (FMI) manteve as projeções de défice de 2,9% do PIB para 2016 e 2017 que tinha avançado no início de abril no relatório da terceira avaliação pós-programa da troika. Este valor é superior aos 2,2% do governo e deverá manter-se praticamente inalterado até 2021. Neste ano, o últimodas projeções do FMI, o défice deverá ser de 2,8% do PIB.

No caso da dívida, a instituição estima um valor de 127,9% do PIB este ano e espera que se mantenha acima dos 120% até 2021. Estes dados foram retirados da base de dados do "World Economic Outlook", disponibilizada esta terça-feira no portal da instituição na internet, onde contam as suas previsões económicas e orçamentais para os vários países até 2021.

O FMI tinha melhorado a estimativa de défice entre fevereiro –quando a sua missão esteve em Lisboa – e o relatório publicado este mês porque, entretanto, houve um Orçamento do Estado e medidas novas que foram acrescentadas à versão original. Nessa altura, o défice calculado para 2016 era de 3,2% do PIB, um número que não só era superior ao do Governo como ultrapassava o limiar de Maastricht dos 3%.

Quanto à dívida pública, a instituição liderada por Christine Lagarde também apresentou agora estimativas mais pessimistas do que as avançadas em outubro, prevendo que a dívida portuguesa seja de 127,9% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, sendo que há seis meses previa que a dívida fechasse o ano de 2016 nos 125%. Agora, o défice mantém-se sempre abaixo, embora próximo, desta fasquia durante os próximos cinco anos.

Para 2021, o Fundo espera que a dívida pública portuguesa caia para os 123,8%, mantendo-se acima dos 120% do PIB em todo o horizonte das projeções.