Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

BCP sobe animado com acordo entre Isabel dos Santos e La Caixa

  • 333

Tiago Miranda

As ações do BCP estão a subir quase 5% na Bolsa de Lisboa. A assinatura do acordo entre Isabel dos Santos e o La Caixa abrem a porta para a entrada da empresária angolana no Banco Comercial Português

Com a anunciada saída de Isabel dos Santos do BPI, no âmbito do acordo assinado na noite deste domingo com o La Caixa, abre-se espaço para a empresária angolana entrar no capital do BCP, como se tem especulado nos últimos meses na imprensa. As ações do BCP estavam a subir 4,85% para 0,0346 euros, às 10h desta manhã.

Isabel dos Santos propôs há uns meses uma fusão entre o BCP e o BPI em resposta à falhada oferta pública de aquisição (OPA) do banco catalão ao banco liderado por Fernando Ulrich. A gestão do BCP viu essa possibilidade com bons olhos, mas a do BPI não respondeu ao repto.

O BCP entretanto propôs para a próxima assembleia geral a aprovação da suspensão dos direitos de subscrição num futuro aumento de capital, o que quer dizer que os atuais acionistas poderão abdicar desse direito e cedê-lo a novos acionistas, e um deles poderá ser Isabel dos Santos.