Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Presidente do Santander manifestou interesse em comprar Banif a ex-ministra das Finanças

  • 333

A ex-ministra das Finanças quando questionada sobre se alguma vez o espanhol Santander teria manifestado interesse em adquirir o Banif afirma que sim. Maria Luís Albuquerque esclareceu que teve uma reunião com Vieira Monteiro

Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças, disse aos deputados que tinha tido muitas manifestações de interesse de vários investidores, mas nunca havia falado de ter tido uma reunião com o espanhol Santander. Em resposta ao deputado do CDS, João Almeida, a ex-ministra é explicita: "tive de facto uma reunião com o Santander Totta, com António Vieira Monteiro (presidente do banco)".

Nesse encontro, Vieira Monteiro manifestou-lhe interesse na compra do Banif "mas sem os ativos não rentáveis", esclarece a ex-governante. E acrescenta:"o que disse foi que quando houvesse concurso o Santander seria bem vindo". "A reunião foi no Verão, creio que mais para o final", admite. mais tarde em resposta ao deputado do PCP, Miguel Tiago.

O Banif acabou por ser vendido, a 20 de dezembro de 2015, sem os ativos "tóxicos" ao Santander Totta, por 150 milhões de euros. O banco espanhol adquiriu apenas o negócio bancário, num processo que acabou por combinar uma medida de resolução, um Banif mau e a criação de um veículo, a Oitante, onde foram estacionados os ativos tóxicos e tudo quanto o Santander Totta não quis, como os ativos imobiliários e créditos em incumprimento e ainda participadas para venda. O Estado teve de injetar 2,25 mil mlhões de euros.