Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

As "Finanças não gerem bancos", diz Maria Luís a propósito da venda de créditos à Arrow

  • 333

O tema da contratação de Maria Luís Albuquerque para trabalhar na gestora de créditos britânica Arrow sobe à comissão parlamentar de inquérito. A antiga governante reage:"O ministro das Finanças não gere bancos e não decide a quem se vende o que quer que seja. Era o que faltava"

Maria Luís Albuquerque diz que não autorizou, nem esteve envolvida na venda de créditos de cobrança difícil do Banif, no montante de cerca de 300 milhões de euros, à WhiteStar em 2014, nem tinha de estar. A WhiteStar é uma gestora de crédito e foi depois deste negócio adquirida pela Arrow Global, empresa que contratou recentemente Maria Luís Albuquerque, o que obrigou a ex-ministra das Finanças e agora deputada a responder na comissão de ética.

"A matéria de que estamos a falar é matéria de gestão corrente e cumpre regras. O ministro das Finanças não gere bancos, não decide a quem se vende. Era o que mais faltava", responde Maria Luís Albuquerque, em reposta ao deputado do PCP, Miguel Tiago. "Eu não fui consultada sobre esta operação (a da venda da carteira de crédito à WhiteStar)", frisa a ex-governanta.

"Nunca nenhum banco me veio perguntar se devia vender a carteira de crédito", sublinhou Maria Luís Albuquerque.