Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

IMI: quanto custa a sua rua?

  • 333

tiago miranda

A pergunta do título é importante para baixar o que paga de IMI. Nestas Dicas de Poupança no Expresso já tinha referido que deve avaliar pelo menos de 3 em 3 anos se deve ou não pedir a reavaliação do seu imóvel (ou imóveis) nas Finanças

Pedro Andresson/SIC

Até dezembro do ano passado devia ter 2 elementos em consideração: o preço por metro quadrado e o coeficiente de vetustez (os anos do imóvel). Sempre que um destes 2 fatores baixava devia pedir a reavaliação, para baixar o Valor Patrimonial Tributário (VPT) do seu imóvel.

A novidade é que, em janeiro, a Autoridade Tributária atualizou o valor de todo o território nacional, rua a rua, bairro a bairro. Há zonas que baixaram de valor e outras que valorizaram.

Isto quer dizer que as simulações que fizemos em dezembro já não estão atualizadas. Teremos de as fazer outra vez tendo em conta este pormenor, que é fundamental, porque aquilo que poderia “poupar” nos tais 2 elementos pode ser “comido” pela valorização da sua rua. Ou, na melhor hipótese, aumentar ainda mais o seu desconto.

Para fazer a conta vá à página do SIGIMI (ver coluna à direita ou, no caso de estar a utilizar telemóvel, clique no separador E Ainda..., em cima)

No meu caso, como o valor da rua baixou de 1,7 para 1,5, se pedir outra vez uma reavaliação vou baixar o IMI ainda mais 20 euros, depois de ter baixado cerca de 120 da última vez que o fiz. O problema é que, como fiz o pedido em janeiro do ano passado, agora tenho de esperar mais dois anos para pedir nova reavaliação, ou seja só o posso fazer em 2018. Pela lei, só pode pedir uma reavaliação de 3 em 3 anos.

Faça outra vez a simulação da página da DECO e verifique se os novos dados das Finanças o beneficiam ou prejudicam caso peça a reavaliação. E caso tenha pedido a reavaliação em 2015 ou já este ano, anote no seu telemóvel ou na agenda a data exata para pedir a nova reavaliação do seu VTP.

Não se esqueça que é do seu interesse que o valor patrimonial do seu imóvel seja o mais baixo possível. É com base nesse valor que as autarquias aplicam a percentagem de IMI e que são calculados outros impostos e taxas de esgotos, por exemplo.

Isto não é automático. Se nunca fizer este pedido de reavaliação, vai estar a pagar sempre o máximo até que ponha os pés a caminho das Finanças.

SIMULADORES

COMO SABER O VALOR PATRIMONIAL TRIBUTÁRIO?

Para verificar se o valor patrimonial tributário (VPT) está atualizado pode clicar AQUI, para entrar no SIGIMI e calcular se, no conjunto de todos os fatores (são 5) o VPT baixaria ou aumentava. Atenção: só vale a pena pedir a reavaliação se o VTP baixar, caso contrário vai pagar mais de IMI do que antes!

Para facilitar essa conta, a DECO atualizou o seu simulador de IMI, que pode consultar AQUI. Só tem de preencher todos os dados que são pedidos, a partir da sua Caderneta Predial atualizada (que pode imprimir no seu Portal das Finanças).