Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Varela diz que nunca teve ações do Banif e perdeu todas as poupanças que lá tinha

  • 333

António Varela, ex-administrador do Banif e ex-administrador Banco de Portugal, diz que nunca teve ações do banco fundado por Horácio Roque, e confessa que perdeu todas as poupanças e depósitos que lá tinha quando o banco foi intervencionado

A passagem de António Varela pelo Banco de Portugal foi marcada também pela polémica em torno de alegadamente ter ações do Banif, banco onde tinha sido administrador, e que mais tarde supervisionava. Varela assegura na comissão parlamentar de inquérito que nunca teve ações do Banif, esclarece no entanto que tinha poupanças e depósitos e manteve-os quando foi para o Banco de Portugal, para mostrar que tinha confiança no banco.

"Nunca tive ações do Banif, tive ações preferenciais de uma subsidiária do Banif, consideradas dívida subordinada do banco", esclareceu. E prosseguiu, dizendo: "Perdi o investimentos que tinha no Banif, não só este, como o dinheiro que lá tinha depositado". É que os administradores e antigos administradores do banco ficam com os depósitos congelados, até se perceber se têm ou não responsabilidade face ao sucedido.

"Podia ter tirado os investimentos do Banif, mas decidi manter-me até ao fim. E, olhem, perdi. Devo ter perdido mais do que ganhei enquanto estive na administração do Banif", concluiu António Varela.