Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Varela apelida de "criminosa" a notícia da TVI de que o Banif iria ser intervencionado

  • 333

António Varela, ex-dministrador do Banif em representação do Estado, admite que a notícia da TVI foi fatal para o banco e disse esperar que o Ministério Público investigue e conclua se houve fuga de informação e crime de mercado

"A notícia criminosa da TVI", foi assim que António Varela se referiu à notícia veículada pelo canal de televisão no dia 13 de dezembro que o Banif iria ser intervencionado. No dia seguinte foram levantados depósitos no valor de quase mil milhões de euros.

Questionado sobre a possibilidade de estarmos perante um caso de abuso de informação privilegiada, o ex-administrador do Banco de Portugal foi cuidadoso. "É difícil dar uma resposta. Espero que o Ministério Público investigue e chegue a conclusões. É preciso saber mais sobre a origem da notícia, e perceber que tipo de interesses tinham vantagem que esta notícia saísse".

António Varela defendeu que a estratégia de criar um banco de transição, caso não se conseguisse vender, caíria por terra com o facto de o Banif estar impedido de abrir na segunda-feira dia 21 de dezembro, por perdido o estatuto de contraparte, mas diz que não pode afirmar que a notícia da TVI tenha contribuido para que esta solução não avancasse.