Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Primeira mulher a chefiar a bolsa de Lisboa desde 1769

  • 333

António Pedro Ferreira

Maria João Carioca foi apontada esta quinta-feira como CEO da Euronext Lisbon e entra em funções no segundo semestre de 2016

A Euronext nomeou esta quinta-feira Maria João Carioca como próxima CEO da Euronext Lisbon, CEO da Interbolsa e membro do Conselho de Administração da Euronext N.V., aguardando-se todas as aprovações relevantes regulatórias e dos acionistas.

É a primeira mulher a ser nomeada oficialmente como presidente da Bolsa de Lisboa desde a sua criação em 1769, confirmou ao Expresso a Euronext Lisbon.

Maria João Carioca vem da Caixa Geral de Depósitos (CGD), onde integrava a comissão executiva, tendo uma vasta experiência no sector financeiro europeu. “A sua comprovada experiência em funções executivas, combinando exigentes desafios de desenvolvimento de negócios com elevado desempenho operacional e as configurações de sistemas tornam-na a pessoa mais relevante para liderar as operações da Euronext em Portugal”, diz o comunicado da bolsa.

Maria João Carioca irá juntar-se à Euronext durante o segundo semestre de 2016, depois de completar as suas atuais tarefas na CGD e receber as aprovações relevantes regulatórias e dos accionistas.

Para garantir uma transição suave, Isabel Ucha, atualmente CEO interina da Euronext Lisbon, e Rui Matos, atualmente CEO interino da Interbolsa, concordaram em permanecer nestes cargos até que Maria João Carioca seja nomeada oficialmente.