Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

É oficial. Novo Banco pode ser vendido a financeiros ou em bolsa

  • 333

José Carlos Carvalho

O Banco de Portugal comunicou hojeesta quinta-feira que a alienação do Novo banco vai jogar-se em dois tabuleiros: venda a investidores estratégicos e ou venda em mercado a institucionais. A sucursal do Londres do Deutsche Bank foi convidada a ajudar à operação

O Banco de Portugal fez saber esta quinta-feira formalmente que a venda do Novo Banco vai ser feita por duas tentativas. Por um lado a investidores estratégicos e por outro em mercado, como noticiou o Expresso a 7 de março.

No comunicado hoje divulgado, o Banco de Portugal, dá nota de que "a escolha final da via a seguir será feita em momento futuro. No imeadiato procede-se à consulta junto de investidores estratégivos e institucionais, que possam estar interessados em participar em uma das vias referidas".

A primeira das vias a explorar por parte do supervisor dirige-se a "instituições de crédito , empresas de seguros e a outras entidades que já detenham direta ou sob gestão participações qualificadas em instituições de crédito e /ou em empresas de seguros".

No que toca á venda em mercado, sobretudo dirigida a fundos de investimento, resulta do interesse manifestado por investidores institucionais e eventualmenete na colocação de uma oferta pública de ações do Novo Banco, como refere o comunicado do Banco de Portugal, divugaldo esta quarta feira, dia 31 de março.