Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

UE vai distribuir leite a 350 mil crianças sírias como medida de apoio aos agricultores europeus

  • 333

Programa de distribuição de leite vale 30 milhões de euros e faz parte de um pacote de 500 milhões de euros aos agricultores europeus

A União Europeia (UE) vai distribuir leite a 350 mil crianças sírias, num programa que arranca hoje e vale 30 milhões de euros. A medida foi adotada esta quarta-feira pela Comissão Europeia (CE) e pretende reforçar o auxílio da Europa - "já substancial", segundo o comunicado da CE - às vítimas e deslocados da guerra na Síria.

O leite será distribuído a crianças sírias e reforçará um programa de distribuição de alimentos a crianças já em curso na Síria e que é financiado pela UE.

O financiamento deste programa faz parte do pacote de apoio de 500 milhões de euros destinados aos agricultores europeus, lançado no ano passado.

O espírito, no sector do leite, é de pessimismo e de protesto. Portugal, aliás, é um dos países onde esse cenário tem sido mais visível, nos últimos meses, com os produtores a juntarem-se em manifestações, em vários pontos do país.

As associações que representam estes agricultores afirmam que o sector está à beira da ruptura devido à quebra dos preços do leite, devido ao aumento da oferta em toda a Europa, precisamente numa altura em que o sector vive uma situação difícil com o fim das quotas na União Europeia e o embargo risso aos produtores comunitários. Por outro lado, as encomendas de leite, por parte de mercados como a China e países produtores de petróleo, também têm vindo a diminuir, o que tem contribuído para a agonia do sector, dizem os produtores.

Capoulas Santos, o ministro da Agricultura, afirmou no fim de semana passado, que o Governo vai lançar uma linha de crédito para responder a situações de tesouraria dos produtores de leite e suinicultores.

Os produtores de leite e carne portugueses voltam à rua esta quinta-feira, com uma concentração em Braga, frente à Feira Internacional de Agricultura AGRO..