Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Pelé processa Samsung por causa de anúncio

  • 333

Reuters

Utilização de um alegado sósia do ex-futebolista em causa no processo contra a empresa sul-coreana de eletrónica, à qual exige uma indemnização de €26,5 milhões

O ex-futebolista Pelé, tricampeão mundial pela seleção brasileira, está a processar a Samsung Electronics, alegando que a companhia sul-coreana usou, inapropriadamente e sem permissão, um sósia seu num anúncio publicado no jornal 'The New York Times', em outubro do ano passado.

Com esta ação, apresentada este mês num tribunal federal de Chicago, Pelé exige uma indemnização de 30 milhões de dólares (€26,5 milhões), por considerar que o anúncio induz os consumidores em erro e prejudica o valor dos seus direitos de imagem.

Recorde-se que, em 2013, a Samsung rompeu as negociações com o ex-futebolista de 75 anos para a utilização da sua imagem, nunca chegando a obter quaisquer direitos. Volkswagen, Subway, Emirates e Procter&Gamble são as empresas com as quais mantém contratos publicitários.

Apesar do anúncio (a uma televisão de alta definição) não mencionar o ex-jogador mostra a imagem de um homem "muito parecido", segundo a acusação, bem como a fotografia de um futebolista a dar um 'pontapé de bicicleta', com o qual Pelé se tornou famoso.

Questionada pela Reuters, a porta-voz da Samsung, Danielle Cohen, escusou-se a comentar este caso.