Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Comboios: bilhetes Porto-Lisboa a €9,5 e €11 quase esgotados

  • 333

CP. Ficou mais barato viajar de Alfa entre as duas maiores cidades portuguesas se o bilhete for comprado com oito dias de antecedência e o passageiro quiser ir em segunda classe

Paulo Petronilho

CP entra na guerra dos descontos e baixa preços dos bilhetes até 65%

A guerra "low cost" nos transportes entre Lisboa e o Porto já não se confina aos aviões. Os comboios também alinharam e prometem luta. Longe vai o tempo em que os bilhetes baratos eram imediatamente associados às ofertas das companhias de aviação Ryanair ou a easyJet. A CP aceitou este desafio testando o mercado com descontos de 40%, para bilhetes comprados com cinco dias de antecedência. Como admitiu que podia ser mais agressiva, passou ao ataque e elevou o desconto aos 65%, alargando a antecedência de compra até aos oito dias. A segunda fase foi "brutal" e "só agora começou", confidenciou ao Expresso uma fonte da CP. "Dos 5000 bilhetes que admitimos que poderiam ser vendidos neste modelo de descontos de 65%, mais de 3900 foram vendidos até ao final do dia 27 no destino Lisboa-Porto, o que ultrapassa todas as nossas previsões", diz a mesma fonte.

Apesar da "estratégia dos descontos" ser alargada a todo o país, "há uma forte apetência por este modelo de compras antecipadas por parte dos nossos clientes regulares da ligação Lisboa-Porto nos comboios Intercidades, para os quais o bilhete custa 9,5 euros, e os bilhetes de 2ª classe do Alfa Pendular, vendidos a 11 euros", refere a fonte da CP.

"Os nossos clientes responderam com interesse à estratégia de descontos, que começou pelo modelo dos 40% de redução de preços e já começam a estar rotinados na compra antecipada", explica a mesma fonte, considerando que "agora, com descontos de 65% e a compra alargada a oito dias de antecedência vamos esgotar facilmente o total de bilhetes disponibilizados".

Comparando com os preços de tabela, para bilhetes comprados na hora, a tarifa para um passageiro em turística na ligação Lisboa-Porto (Campanhã) é de 30,30 euros. A alternativa de 11 euros, comprada com oito dias de antecedência, leva o passageiro a pensar duas vezes antes de procurar o preço de um voo "low cost". Face ao automóvel, é preciso contabilizar o custo da gasolina ou do gasóleo (para uma viagem de 316,72 km), e as portagens de autoestrada, consoante o veículo seja classe 1 (de 21,20 euros entre as portagens da Portela e a saída Arrábida Norte), ou classe 2 (de 37,45 euros no mesmo trajeto).

A CP disponibiliza por semana cerca de 11 mil bilhetes para diversos destinos, tendo uma média diária de 960 bilhetes para a ligação Lisboa-Porto, o que dá um máximo de aproximadamente 4800 bilhetes para os cinco dias úteis da semana a quem viaja entre a capital e a Invicta. A partir do final de março, a CP começará a divulgar esta oferta com descontos de forma mais agressiva nos canais comerciais que utiliza.