Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Vinho verde apresenta-se destacado no seu maior mercado externo

  • 333

Depois de ver as exportações cresceram 30% em 2015, região leva 20 produtores à primeira edição do US Trade Tasting New York City

O mais recente palco escolhido pelo vinho verde para se apresentar ao mundo foi o Metropolitan Pavilion, em Nova Iorque, onde decorre a primeira edição do US Trading New York City. A iniciativa, dirigida a importadores, distribuidores e comércio de vários estados norte-americanos procura dar ainda mais gás às exportações para o país, depois do crescimento de 30% registado em 2015, para os 13 milhões de euros.

"Os Estados Unidos são o primeiro destino de exportação do Vinho Verde e, na estratégia definida para 2016, a CVRVV - Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes decidiu apostar na primeira edição de um evento emergente em Nova Iorque", afirma a CVRVV em comunicado. "Pensamos que é a maior presença de uma Região vinícola de todo o mundo no evento e, no caso dos Vinhos Verdes, é significativo porque é também a primeira participação numa ação exclusivamente destinada ao trade nos EUA", justifica Bruno Almeida, do Departamento de Marketing da CVRVV.

A ação, que levou 20 produtores de vinho verde a Nova Iorque, coincide com o esforço crescente da região em reforçar a sua quota exportadora, depois de um crescimento de 10% para 40% em cinco anos.

Em 2015, as exportações de vinho verde totalizaram 54,8 milhões de euros, mais 10,4% que no ano anterior e o objetivo da CVRVV, que investe anualmente cerca de 3 milhões de euros na promoção dos seus vinhos, é ter 50% das suas vendas no mercado externo dentro de dois anos.