Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Défice de 2015 nos 4,3%

  • 333

O défice orçamental do ano passado deverá ter ficado nos 4,3% do PIB, de acordo com a última previsão do Governo. Ou seja, acima dos 2,7% estimados pelo anterior executivo e dos 3% que são necessários para fechar o Procedimento dos Défices Excessivos

Portugal deverá ter fechado 2015 com um défice orçamental de 4,3% do PIB, segundo a última previsão do Governo, acima dos 2,7% estimados pelo anterior executivo e do limite de 3% necessário para fechar o Procedimento dos Défices Excessivos (PDE).

O Instituto Nacional de Estatística (INE) deverá divulgar esta quinta-feira a primeira notificação do PDE, que inclui o valor do défice orçamental, apurado em contas nacionais (a ótica que conta para Bruxelas), registado no conjunto de 2015.

Portugal encontra-se na vertente corretiva do Pacto de Estabilidade e Crescimento por ter um défice orçamental acima dos 3% do Produto Interno Bruto (PIB), o valor de referência consagrado no Tratado Orçamental. O país entrou no PDE em 2009, um processo que devia ter encerrado em 2015.