Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Presidente da Fed e governador do Banco Popular da China vêm a Portugal em junho

  • 333

Janet Yellen, a banqueira central mais poderosa do mundo, vai estar em Portugal em junho

KEVIN LAMARQUE / Reuters

Janet Yellen e Zhou Xiaochuan vão participar no Fórum do Banco Central Europeu que decorre em Sintra entre 27 a 29 de junho. É o terceiro encontro promovido pelo BCE e estão previstas as participações de vários outros economistas de renome internacional

A presidente da Reserva Federal dos EUA, Janet Yellen, e o governador do Banco Popular da China, Zhou Xiaochuan, são dois dos principais nomes que estarão em Portugal para a reunião do Banco Central Europeu (BCE), em junho.

O programa preliminar do Fórum do BCE, que se realiza anualmente em Sintra e tem este ano a sua terceira edição, prevê a participação de Yellen num debate com Mark Carney (governador do Banco de Inglaterra), Mario Draghi (presidente do BCE) e Alexandre Antonio Tombini (governador do Banco Central do Brasil).

Já Zhou Xiaochuan terá a seu cargo o discurso durante o jantar de abertura que, no ano passado, esteve a cargo de Stanley Fischer, vice-presidente da Fed, e que em 2014, o primeiro ano em que se realizou o Fórum, foi da responsabilidade da diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

O Fórum do BCE realiza-se entre 27 e 29 de junho em Sintra e este ano tem como tema "The Future of the International Monetary e Financial Architecture". Estão previstas as participações de economistas como Maurice Obstfeld, economista-chefe do FMI, Barry Eichengreen, da universidade da Califórnia nos EUA e cujos artigos de opinião são publicados no Expresso, ou Guilhermo Calvo, da universidade de Columbia.