Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Alemanha investe 10 mil milhões de euros para acelerar internet nas áreas rurais

  • 333

Grande parte da economia exportadora do país reside em negócios e empresas controladas por famílias fora dos grandes centros urbanos, onde a Internet é mais lenta

André Rosa

Dez mil milhões de euros é quanto o governo alemão quer investir num fundo de apoio a projetos tecnológicos, com o objetivo de tornar as ligações de Internet mais rápidas nas áreas rurais do país, até 2025. O objetivo, até 2018, é mesmo expandir a banda larga a todo o território.

"Construir uma rede de fibra ótica até 2025" é a meta traçada pelo governo de Berlim, disse fonte do Ministério da Economia em comunicado emitido esta semana. A ideia é impulsionar projetos que instalem redes de fibra ótica mais rápidas, que permitam conexões de 1 gigabit por segundo – uma ligação 20 vezes mais rápida que a de uma ligação de banda larga normal, escreve a Reuters.

As autoridades alemãs estão preocupadas com o desenvolvimento da Internet fora dos centros urbanos e cidades, onde está instalada grande parte da economia exportadora do país, com base em negócios e empresas familiares. Precisamente nessas zonas, a conexão de Internet é mais lenta e isso pode afetar as empresas.

O governo estima que o investimento total em fibra ótica seja de 100 mil milhões de euros, pelo que já apelou à participação dos privados. Outra das preocupações é evitar a exposição dessa base industrial do país aos competidores americanos e asiáticos.