Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Dormidas nos hotéis nacionais dispararam no início do ano

  • 333

Turismo português começou o ano a subir. Números são do INE, que antevê um forte crescimento este ano

O turismo em Portugal abriu o ano de 2016 em alta: em janeiro, as dormidas nos hotéis registaram um aumento de 10,7% para 2,1 milhões, o volume de hóspedes subiu 10,3% para 870,7 mil e os proveitos totais ficaram 13% acima do mês homólogo do ano passado, ascendendo a 103,7 milhões de euros - segundo revelam os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O INE destaca o "aumento significativo" dos turistas ingleses, cujas dormidas nos hotéis nacionais subiram 16,2% em janeiro, a par do crescimento de 24,1% dos espanhóis. É de realçar ainda o os aumentos de 7,9% por parte dos turistas alemães, de 9,7% de franceses, de 24% de americanos ou de 26% de irlandeses.

Os próprios portugueses evidenciaram um aumento de 11,6% em volume de dormidas nos hotéis nacionais, ultrapassando 720 mil, à semelhança do aumento do turismo interno evidenciado no último mês de dezembro (mais 7,1%). O último mês de 2015 também já tinha evidenciado crescimentos de 9,8% nas dormidas e de 14,6% nos proveitos totais.

Crescimento de 66,5% nos Açores com as low cost

Por regiões, o crescimento mais expressivo em janeiro veio dos Açores, onde as dormidas dispararam 66,5%, o que se deve ao "reforço do transporte aéreo para esta região face a igual mês do ano anterior", designadamente a abertura a companhias low cost, como destaca o INE.

Também o Algarve teve um crescimento de 18,8% em janeiro e a região norte de 16,8%, enquanto Lisboa registou um ligeiro aumento de 0,7%, por partir de uma base mais alta (Lisboa continuou a ser a região com maior procura, com 29,7% das dormidas totais).

Os dados do primeiro mês fazem antever um forte crescimento turístico para o ano de 2016, e para a próxima Páscoa as reservas já estão em alta no Algarve, enquanto no Porto os hoteleiros adiantam já estar com 90% dos quartos vendidos.