Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Japonesa Tesco investe em Famalicão

  • 333

Empresa prepara a terceira fase de expansão

Os japoneses da Tesco vão investir na terceira fase da sua expansão industrial em Famalicão. A empresa, especializada na produção de peças de alumínio fundido por alta pressão para motores automóveis não divulga, ainda, o valor a investir, mas afirma que "o contrato com um novo cliente já está concluído".

O anúncio do presidente da empresa, fornecedora da fábrica da Honda em Swindon, Inglaterra, foi feito pelo administrador Tuji Mochinzi, durante uma visita do presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, à unidade, no âmbito do roteiro Famalicão Made In.

Em comunicado, a autarquia diz que o gestor admitiu que "o crescimento da Tesco terá reflexos positivos ao nível da criação de emprego e do reforço do seu peso no sei do grupo nipónico", que tem na Tesco de Famalicão a sua única base de produção europeia num total de 11 empresas.

Com 360 trabalhadores e um volume de negócios de 25 milhões em 2015, a Tesco exporta tudo o que produz (4.800 toneladas de componentes de alumínio), tendo visto a sua faturação quase duplicar desde os 13,5 milhões de euros registados em 2011.

Em 2016, a empresa controlada pela Honda espera chegar aos 26 milhões de euros.

Presente em Portugal desde 1993, a Tesco, especializada na produção de peças de alumínio fundido de alta pressão para motores de automoveis, escolheu o concelho de Famalicão para crescer em 2008, quando se fixou em Ribeirão, em instalações construídas de raíz.