Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Manuel Caldeira: “A inovação é para nós uma estratégia central”

  • 333

Tiago Miranda

O ministro da Economia destaca as oportunidades que a digitalização pode trazer para as PME portuguesas, no arranque da apresentação do IBM Global C-Suite Study, em Lisboa

Manuel Caldeira Cabral assinalou a apresentação portuguesa do estudo global da IBM com palavras de esperança sobre a oportunidade que este movimento digital pode representar para o país.

No trabalho que está agora a ser apresentado no Palácio Foz em Lisboa, a "uberização" ou seja, o aparecimento de concorrentes de sectores não tradicionais, é a grande preocupação demonstrada pelos executivos e o ministro da Economia não se furtou a ela: "A economia digital traz pelo menos tantas ameaças como oportunidades."

Contudo, não tem dúvidas de que "no caso português" existem muitas PME que "podem beneficiar muito destes novos canais." Uma mudança de lógica corporativa que permite atingir "novos mercados" e enfrentar com mais capacidade "os grandes líderes do mercado".

A digitalização é vista por isso como uma "estratégia central" pelo Governo. Medidas como a implementação de Wi-Fi gratuita nas cidades e a criação da Startup Portugal – sem esquecer a vinda da Web Summit que trará "50 a 60 mil empreendedores e centenas de grandes investidores" – são sintomáticas deste compromisso.

Intitulado "Redefining Boundaries: Insights from the Global C-suite Study", o estudo junta dados de 5200 entrevistas para traçar um panorama transversal das preocupações económicas. José Manuel Paraíso, diretor de Global Business Services da IBM Portugal, apresenta as grandes conclusões.

Segue-se um Momento Expresso de discussão moderado por Ricardo Costa, diretor-geral de informação do grupo Impresa, e que conta com a presença de Eduardo Stock da Cunha, presidente do Novo Banco; Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa; Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa; Salvador de Mello, presidente da José de Mello Saúde; Vera Pinto Pereira, diretora-geral da International Fox Channels Ibéria e António Raposo Lima, presidente da IBM Portugal.