Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Negócios franceses já valem €12 mil milhões em Portugal

  • 333

A fábrica da Renault em Cacia é “um dos pilares deste grupo automóvel”, diz o embaixador de França em Lisboa, Jean-François Blarel

Lucília Monteiro

Cerca de 700 empresas empregam 60 mil trabalhadores. Novos investimentos na calha

Quando se fala em investimento estrangeiro, “os portugueses fazem uma associação, de forma quase imediata, à presença espanhola, na banca e no comércio, ou à indústria alemã, destacando a Autoeuropa, mas a verdade é que, só a francesa Faurecia — que vai na sua sétima fábrica portuguesa no sector automóvel —, criará mais 400 postos de trabalho em Bragança e, sozinha, já é mais importante que a fábrica da Volkswagen em Palmela. Talvez os portugueses não se apercebam, mas o investimento francês em Portugal continuou a aumentar de 2013 a 2016”.

Quem o diz é Pierre Debourdeau, presidente do Conselho do Comércio Externo de França em Portugal. Juntamente com o embaixador de França em Lisboa, Jean-François Blarel, apresentou a quarta conferência económica franco-portuguesa, que se realizará na próxima sexta-feira em Lisboa e contará com a presença do secretário de Estado francês do Comércio Externo, da Promoção do Turismo e dos Franceses no Estrangeiro, Matthias Fekl.

Leia mais na edição deste fim-de-semana do Expresso Economia