Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Ter uma conta bancária é cada vez mais caro

  • 333

Getty

Em média, custa quatro euros por mês ter uma conta bancária. Este valor representa um aumento de mais de 40%, face ao valor há cinco anos

Há cinco anos, ter uma conta bancária em Portugal era mais barato: a comissão de manutenção das contas bancárias subiu em quase 43% durante esse período, conta o "Jornal de Negócios" esta sexta-feira. Por mês, estas comissões podem custar até quatro euros. Isto representa um gasto de 50 euros anuais, de acordo com os dados do Banco de Portugal que se referam a um total de 24 instituições bancárias.

"A média não ponderada da comissão máxima anual de manutenção de conta correspondia, à data de 15 de janeiro de 2016, a 48,19 euros (o equivalente a cerca de quatro euros por mês)", lê-se num esclarecimento enviado à Assembleia da República pelo Banco de Portugal a que o "Negócios" teve acesso. "Esta informação foi recolhida através dos preçários das 24 instituições de crédito consideradas e tem por referência as contas 'standard' comercializadas por essas instituições", acrescenta.

Muitos bancos, confrontados com a necessidade de aumentar a sua rentabilidade, têm vindo a subir este tipo de encargos. Por exemplo: em janeiro de 2011, as gastos anuais em comissões bancárias - para 18 instituições do relatório - era de 33,72 euros; há um ano era de 48,05%.

O "Negócios" lembra ainda que o valor de 50 euros para as despesas com uma conta bancária é uma média. Existem também casos em que o valor é bem mais elevado: o Barclays, por exemplo, cobra 104 euros por ano, mais do dobro da média.