Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Porto e Norte. Cada turista gasta em média 68 euros por noite

  • 333

Fernando Veludo/NFactos

Cada turista que visita o Porto e Norte de Portugal gasta em média 68 euros por noite que passa na região. Os turistas norte-americanos são os mais gastadores

Cada turista que visita o Porto e Norte de Portugal gasta em média 68 euros por noite que passa na região. Os turistas norte-americanos (122 euros) e brasileiros (110 euros) são os que mais gastam.

As conclusões decorrem de um trabalho realizado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal sobre os dados de 2015. Nesse ano, o gasto médio por turista na região foi de 447 euros.

França, Espanha e Suíça (com 65% de quota de mercado) foram, de acordo com o trabalho, os principais mercados emissores através do aeroporto do Porto, destacando-se a Ryanair e a TAP como as companhias mais utilizadas (com uma quota de 63%).

Suiços e belgas poupados

O estudo indica que 37% dos turistas viajaram para visitar familiares e amigos, 36% por motivo de férias e 25% em negócios. Quem esteve de férias, optou pelo modelo short-breaks (estadias curtas) e destacaram o descanso, a gastronomia e os vinhos como os principais atributos da região.

Nos gastos, os turistas luxemburgueses, suíços, belgas e franceses revelaram-se os mais poupados e consumos unitários mais baixos, apesar de serem dos mercados com maior duração da estada.

Tal como nos anos anteriores, os locais preferidos pelos turistas para dorir foram o Porto, Vila Nova de Gaia, Braga, Maia, Guimarães, Matosinhos, Póvoa do Varzim e Viana do Castelo.

Quanto à tipologia de alojamento. destaca-se o hotel e a casa de familiares/amigos, assumindo também alguma relevância as unidades de alojamento local (pensões/’hostels’/residenciais) e as segundas residências.