Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

PIB da Irlanda cresceu 7,8% em 2015

  • 333

O principal edifício governamental irlandês, em Dublin

CLODAGH KILCOYNE / REUTERS

A “sorte dos irlandeses” nos setores industriais e da construção levou a um aumento acentuado do Produto Interno Bruto do país. Ultrapassada a austeridade, a Irlanda regista um aumento da procura interna e uma subida acentuada das exportações

A Irlanda registou um crescimento vigoroso de 7,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015, impulsionado pelos setores industriais e da construção, anunciou esta quinta-feira o gabinete central de estatísticas irlandesas.

A produção industrial irlandesa registou um aumento de 13,7%, o setor da construção de 8,8% e setores como transportes e agricultura tiveram também taxas de crescimento superiores a 5%. O país registou igualmente um forte aumento da procura interna e uma subida acentuada das exportações.

Os irlandeses viveram nos últimos anos com duras medidas de austeridade depois de a situação do país ter levado, em 2010, a um programa de resgate no valor de 85 mil milhões de euros assinado com a União Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI).

O país saiu deste programa em dezembro de 2013, o que permitiu ao governo atenuar as medidas de rigor orçamental.