Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsas com subida ligeira, esperam anúncio do BCE

  • 333

As bolsas europeias seguem com subidas ligeiras no dia em que se espera que o Banco Central Europeu anuncie mais medidas de estímulo para impulsionar a inflação e o crescimento económico. O euro segue a perder face ao dólar e os juros da dívida soberana deslizam

As bolsas europeias seguem em terreno positivo enquanto os juros da dívida soberana recuam perante expectativas de que o Banco Central Europeu vá anunciar daqui a pouco mais medidas de estímulo económico.

O índice europeu FTSEurofisrt 300 subia 0,36% (12H15) e em Lisboa o PSI-20 somava 0,84% à mesma hora.

O anúncio do BCE sobre taxas de juro será conhecido às 12H45 e na conferência de imprensa serão detalhadas as eventuais novas medidas. Os economistas e analistas antecipam um novo corte na taxa de depósito de -0,3% para -0,4% e um aumento do montante de ativos a adquirir no âmbito do programa de ‘quantative easing’ (QE) em 10 mil milhões de euros para 70 mil milhões de euros mensais. Também se espera um prolongamento do programa.

Mas há quem espere que o BCE vá mais longe. O Commerzbank prevê que o BCE possa cortar em 20 pontos base a taxa de depósito, aumente em 20 mil milhões de euros mensais o valor para compra de ativos e deixe aberta a porta para um novo corte da taxa de depósito em junho.

As taxas de juro da dívida soberana a 10 anos dos países do euro seguem a recuar entre um e cinco pontos base. Os juros da dívida portuguesa a 10 anos seguem nos 3,05%, segundo dados da Bloomberg.

O euro segue a perder terreno face à moeda norte-americana, transacionando nos 1,0980 dólares, a descer 0,17%, segundo dados da Reuters.