Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

BCE corta taxas de juro, expande programa de compras de ativos

  • 333

DANIEL ROLAND / Getty Images

Taxa de juro desce de 0,05% para 0,00%. E há medidas para incentivar a concessão de crédito pelos bancos

O Banco Central Europeu (BCE) cortou as três taxas de juro e decidiu expandir o seu programa de compras de ativos para tentar estimular a inflação e o crescimento da economia.

Surpreendendo os investidores, a taxa de juro principal desce cinco pontos base para 0,00%, a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez cai cinco pontos base para 0,25%, enquanto a taxa de depósitos recua 10 pontos base para -0,4%, como esperado.

Quanto ao programa mensal de compras de ativos, aumenta em 20 mil milhões de euros para 80 mil milhões de euros a partir de abril, acima do previsto pelo consenso de analistas. Passarão ainda a ser elegíveis, no âmbito do programa de compras, obrigações de empresas não financeiras da zona euro, com grau de investimento de qualidade, denominadas em euros.

E serão lançadas quatro operações de refinanciamento de longo prazo (TLTRO II), com maturidade de quatro anos, a partir de junho deste ano. As condições de financiamento poderão ser tão baixas quanto a taxa de juro de depósitos. Esta medida visa incentivar a concessão de crédito pelos bancos.

  • As ações europeias disparam 2% e o euro perde mais de 1% face ao dólar depois do BCE ter supreendido os investidores com mais medidas do que o previsto para estimular a inflação e o crescimento económico