Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Carlos Costa vai reforçar equipa de administradores no Banco de Portugal

  • 333

© Hugo Correia / Reuters

Regras do Banco de Portugal recomendam a escolha de mulheres: deve existir “a representação mínima de 33% de cada género". Carlos Costa pode sugerir os nomes que quer, mas a aprovação destes está do lado do Governo

A demissão de António Varela do Banco de Portugal (BdP) pode ter dado uma janela de oportunidade a Carlos Costa, para reforçar a sua equipa. Segundo o “Jornal de Negócios” esta quarta-feira, o governador do BdP prepara-se para negociar com o executivo de António Costa que nomes podem ser propostos.

De acordo com a lei Orgânica da instituição, há três lugares disponíveis. Mas, para já, os detalhes do processo de nomeação ainda estão em aberto. Não há decisões sobre possíveis candidatos, nem o número de vagas a ocupar, escreve o “Negócios”.

Cabe a Carlos Costa sugerir os nomes, mas a sua nomeação fica da parte do Governo de António Costa. Por isso, de forma a evitar crispações, o governador do Banco de Portugal deverá acordar com António Costa quantos administradores e quais as personalidades a nomear.

O “Negócios” também lembra que as regras da instituição recomendam a escolha de mulheres: deve existir “a representação mínima de 33% de cada género".

Desde que foi criado, nunca houve uma mulher na liderança do Banco de Portugal.