Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsas europeias abrem no verde. Lisboa sobe mais de 1%

  • 333

Depois de uma euforia na Ásia, as bolsas europeias abriram com ganhos, mas modestos. O índice Eurostoxx 50 sobe 0,7% e o índice PSI 20, da Bolsa de Lisboa, avança mais de 1%. Mas futuros em Frankfurt e em Wall Street oscilam em torno da linha de água

Jorge Nascimento Rodrigues

As bolsas europeias abriram esta quarta-feira com ganhos modestos, depois de uma euforia na Ásia. O índice Eurostoxx 50 (das cinquenta principais cotadas na zona euro) iniciou a sessão a ganhar 0,7% e a bolsa de Madrid lidera as subidas nas principais praças financeiras europeias. Na Bolsa de Lisboa, o índice PSI 20, abriu com ganhos superiores a 1%, puxado por uma subida de mais de 11% das ações do BPI.

O preço do barril de petróleo de Brent, a variedade europeia de referência internacional, abriu a sessão europeia ligeiramente acima do valor de fecho do dia anterior. Está a cotar-se em 36,64 dólares. Na terça-feira, durante a sessão, chegou a atingir um máximo de 37,24 dólares, que já não se registava desde final de dezembro do ano passado.

Os futuros do Dax em Frankfurt e do Dow Jones e do S&P em Wall Street oscilam em torno da linha de água.

As bolsas europeias subiram ontem 1,36% e as bolsas mundiais registaram o segundo melhor ganho do ano, com um avanço de 1,81% do índice mundial MSCI.

  • Índices de Tóquio e Xangai sobem mais de 4%. Bancos centrais da Austrália e Japão apontam para mais estímulos monetários. Ásia prossegue tendência de ganhos da Europa e de Nova Iorque do dia anterior