Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Japão coloca dívida a 10 anos pagando juro negativo

  • 333

Pela primeira vez na sua história, o Tesouro nipónico emitiu esta terça-feira dívida de longo prazo pagando um juro negativo. O Japão colocou 2,2 biliões de ienes pagando -0,024%. No mercado secundário, o juro está desde 25 de fevereiro em -0,06%

Jorge Nascimento Rodrigues

O Tesouro japonês emitiu esta terça-feira, pela primeira vez na sua história, dívida a 10 anos pagando uma taxa negativa, o que significa que os investidores acorreram ao leilão de dívida em Tóquio aceitando “pagar” para deter estes títulos.

O Japão colocou 2,2 biliões de ienes, o equivalente a cerca de 18 mil milhões de euros, pagando uma taxa de -0,024%, contra 0,078% na emissão similar a 2 de fevereiro.

No mercado secundário da dívida, os títulos nipónicos a 10 anos registaram pela primeira vez yields negativas a 9 de fevereiro, quando desceram para -0,02%. A 24 de fevereiro regressaram a terreno negativo, registando -0,05%, novo mínimo histórico, e desde o dia seguinte desceram, ainda mais, para -0,06%, onde se encontram.

Só a Suíça regista, no mundo, yields negativas no prazo a 10 anos no mercado secundário, que se situam hoje na abertura em -0,436%. Ontem, as obrigações alemãs a 9 anos fecharam com as yields em terreno negativo.

  • Juros das Obrigações do Tesouro português a 10 anos encerraram a última sessão de fevereiro abaixo de 3% no mercado secundário, mas estão ainda acima do valor de fecho de janeiro. “Clube” internacional dos juros negativos amplia-se na zona euro e passa a incluir o Japão no prazo a 10 anos e a Alemanha no prazo a 9 anos