Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Preços na zona euro caem este mês

  • 333

Após ter apresentado uma taxa de inflação de 0,3% em janeiro, a economia da zona euro deverá fechar fevereiro com os preços a cair 0,2%, reflexo da descida acentuada do custo da energia

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

O índice de preços ao consumidor na zona euro deverá este mês cair 0,2%, de acordo com as previsões divulgadas esta segunda-feira pelo Eurostat, depois de em janeiro os preços na região terem avançado 0,3%.

Numa nota sobre a inflação na zona euro, o Eurostat revela que o comportamento negativo dos preços será afetado essencialmente pela componente da energia, que apresenta uma queda de 8% face aos níveis de preços de há um ano.

Esta descida nos preços da energia (que acontece depois de a cotação do petróleo ter atingido em janeiro mínimos de mais de uma década) é a mais acentuada desde outubro de 2015, quando esta rubrica apresentou, segundo o Eurostat, uma queda de 8,5% em termos homólogos.

As restantes componentes do índice harmonizado de preços ao consumidor (usado para medir a inflação ou deflação na economia) apresentam variações positivas. Segundo o Eurostat, os preços nos serviços em fevereiro apresentam um crescimento de 1% face a 2015.

De acordo com a mesma fonte, há também variações em alta noutros elementos do cabaz de preços, nomeadamente alimentação, álcool e tabaco (0,7%) e bens industriais (0,3%). Em ambos os casos, contudo, a variação homóloga dos preços é inferior à registada em janeiro.