Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Europa abre no vermelho. Bolsa de Lisboa em linha com tendência negativa

  • 333

As bolsas europeias abriram esta segunda-feira em terreno negativo, seguindo a tendência asiática. PSI 20,da Bolsa de Lisboa, perde 0,7%. Zona Euro aguarda divulgação da estimativa da inflação em fevereiro

Jorge Nascimento Rodrigues

As bolsas europeias abriram esta segunda-feira no vermelho. O índice Eurostoxx 50 (das cinquenta principais cotadas na zona euro) iniciou a última sessão de fevereiro a perder mais de 1%. Os índices Dax de Frankfurt e SMI de Zurique lideram as descidas nas mais inportantes praças financeiras do Velho Continente. O índice PSI 20, da Bolsa de Lisboa, está em linha com a tendência negativa europeia e abriu a cair 0,7%.

A Europa segue a tendência de baixa registada na sessão asiática. O desapontamento com as conclusões da reunião do G20 domina os mercados financeiros. Os futuros em Wall Street também estão a negociar no vermelho, indiciando uma abertura de Nova Iorque no vermelho pelas 14h30 (hora de Portugal).

O preço do barril de petróleo de Brent, a variedade europeia de referência internacional, continua em trajetória de subida, cotando-se em 35,47 dólares pelas 8h15 (hora de Portugal). Fechou na sexta-feira passada em 35,10 dólares e subiu 6,5% na semana passada. A alimentar a subida a expetativa na concretização de um acordo em março entre a o cartel petrolífero e a Rússia, na sequência da iniciativa de Doha.

A Zona Euro aguarda a divulgação pelo Eurostat da estimativa preliminar da inflação anual em fevereiro. Em janeiro, a inflação anual situou-se em 0,3%, abaixo da estimativa preliminar de 0,4%. Os analistas apontam para uma descida da inflação para 0,1% em fevereiro, o que aumentaria a pressão sobre o Banco Central Europeu para tomar novas medidas na sua reunião de 10 de março.