Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Juros da dívida continuam em queda

  • 333

Os juros das Obrigações do Tesouro português a 10 anos descem no mercado secundário para níveis próximos de 3%. O recuo lidera as descidas nos periféricos do euro. Juros já desceram mais de 1 ponto percentual desde o pico em 4,5% a 11 de fevereiro

Jorge Nascimento Rodrigues

As yields das Obrigações do Tesouro português (OT) no prazo de referência, a 10 anos, continuam esta sexta-feira em queda para níveis próximos de 3%.

Pelas 10h30 (hora de Portugal) as yields da OT que vence em julho de 2026 desceram para 3,16%, um recuo de 15 pontos base em relação ao fecho do dia anterior, segundo a Bloomberg. Na linha de OT que vence em outubro de 2025, usada, ainda, por algumas agências financeiras como referência, as yields já estão muito próximas de 3%, situando-se em 3,05%, uma descida de 19 pontos base em relação ao fecho na quinta-feira. Em relação ao pico do ano em 4,53% na quinta-feira negra de 11 de fevereiro, a descida é já superior a 1 ponto percentual em ambas as linhas de OT.

No quadro das descidas das yields das obrigações dos periféricos do euro no prazo a 10 anos que hoje se estão a registar, Portugal lidera as quedas, à frente da própria Grécia, que, desde ontem, regista yields abaixo de 11%.