Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Juros da dívida em mínimo de 15 sessões

  • 333

Os juros das Obrigações do Tesouro português a 10 anos desceram esta quinta-feira para 3,33%. O prémio de risco da dívida portuguesa foi o que mais caiu hoje entre os periféricos. Juros das obrigações alemãs a 10 anos aproximam-se de mínimo histórico

Jorge Nascimento Rodrigues

As yields das Obrigações do Tesouro português (OT) no prazo de referência a 10 anos desceram esta quinta-feira no mercado secundário da dívida para um mínimo de 15 sessões, fechando a cair 14 pontos base para 3,33%. O prémio de risco baixou para 320 pontos base, o equivalente a 3,2 pontos percentuais acima do custo de financiamento da dívida alemã no prazo de referência. Portugal registou a maior descida diária das yields e do prémio de risco entre os periféricos do euro.

Recorde-se que o IGCP, Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, realizou hoje um leilão de recompra de dívida obrigacionista que vencia em outubro de 2017, junho de 2018 e junho de 2019 num montante total de 1075 milhões de euros. Por outro lado, destacaram-se esta quinta-feira os ecos da posição da agência de rating Moody’s dando nota positiva ao Orçamento de Estado português para 2016, considerando-o mais “realista” e melhor do que a proposta inicial e valorizando positivamente o afastamento do risco de eleições legislativas antecipadas.

De assinalar que as yields das obrigações alemãs a 10 anos caíram para um mínimo desde final de abril de 2015, fechando em 0,13%, aproximando-se do mínimo histórico de 0,07% verificado em 17 de abril do ano passado.