Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsas na Europa abrem em terreno positivo. Lisboa segue tendência

  • 333

O índice Eurostoxx 50, das mais importantes cotadas na zona euro, abriu a ganhar mais de 1,3%, Em Lisboa, o PSI 20 subia mais de 1,2%, com as ações da Impresa a lideraram destacadamente nos ganhos. Preço do Brent em baixa

Jorge Nascimento Rodrigues

As bolsas na Europa abriram com ganhos esta quinta-feira, depois de no dia anterior terem perdido mais de 2%. A região da Ásia Pacífico fechou a sessão de hoje em terreno "misto", com Tóquio a liderar os ganhos face a uma derrocada nas duas bolsas chinesas de Xangai e Shenzhen.

O índice Eurostoxx 50 (das cinquenta principais cotadas em 19 sectores em 12 países membros da zona euro) iniciou a sessão a subir 1,3%. Na Bolsa de Lisboa, o índice PSI 20 abriu em linha com a tendência europeia, registando um ganho de mais de 1,2%, com as ações da Impresa a liderarem destacadamente as subidas, com um avanço de mais de 17%.

A sessão europeia abriu com o preço do barril de petróleo de Brent abaixo de 34 dólares, registando uma descida de mais de 2% em relação ao fecho de quarta-feira em 34,41 dólares. Apesar do ministro venezuelano dos Petróleos ter afirmado ontem que 10 países, membros e não membros do cartel da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), participarão nas conversações em meados de março para discutir a situação da produção de crude, os investidores continuam a digerir a declaração, esta semana, do ministro saudita dos petróleos, Al Naimi, na conferência anual IHS CERA do sector em Houston, sublinhando que o seu país está preparado para que os preços do barril desçam até 20 dólares. A conferência atrai mais de 2800 participantes.

Os investidores aguardam durante esta manhã a divulgação pelo Eurostat da nova estimativa para a inflação da zona euro em janeiro e a publicação pelo Banco Central Europeu do andamento do crédito concedido pela banca da zona euro ao sector privado não financeiro.