Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Contas públicas melhoram 300 milhões em janeiro

  • 333

Marcos Borga

As contas da administração pública tiveram um saldo de 872 milhões de euros no primeiro mês do ano. A receita cresceu 5,3% e a despesa aumentou 0,1%

O saldo das administrações públicas aumentou em €300 milhões para €873 milhões no mês de janeiro, revelou o ministério das Finanças em comunicado. Para esta melhoria das contas contribuiu um crescimento da receita de 5,3% e uma quase estagnação da despesa pública que avançou 0,1%. Em termos de subsetores, refere o comunicado, “concorrem a redução do défice Administração Central (em 186,8 milhões de euros) e o aumento dos excedentes da Segurança Social (em 72,3 milhões de euros) e da Administração Local (em 46,4 milhões de euros)”.

O crescimento da receita resultou das contribuições sociais e das receitas fiscais, que foram impulsionadas “pelos impostos diretos (IRC e IRS) e atenuada pelo decréscimo na receita líquida dos impostos indiretos, traduzindo um aumento nos reembolsos de IVA”.

Do lado dos gastos, “a evolução da despesa das AP reflete em parte o acréscimo em despesas com pessoal”, um valor que, contudo, “está influenciado, em grande medida, pelo perfil de pagamento intra-anual de encargos relativos às contribuições sociais a cargo das entidades empregadoras públicas”.