Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Contas públicas melhoram 300 milhões em janeiro

Marcos Borga

As contas da administração pública tiveram um saldo de 872 milhões de euros no primeiro mês do ano. A receita cresceu 5,3% e a despesa aumentou 0,1%

O saldo das administrações públicas aumentou em €300 milhões para €873 milhões no mês de janeiro, revelou o ministério das Finanças em comunicado. Para esta melhoria das contas contribuiu um crescimento da receita de 5,3% e uma quase estagnação da despesa pública que avançou 0,1%. Em termos de subsetores, refere o comunicado, “concorrem a redução do défice Administração Central (em 186,8 milhões de euros) e o aumento dos excedentes da Segurança Social (em 72,3 milhões de euros) e da Administração Local (em 46,4 milhões de euros)”.

O crescimento da receita resultou das contribuições sociais e das receitas fiscais, que foram impulsionadas “pelos impostos diretos (IRC e IRS) e atenuada pelo decréscimo na receita líquida dos impostos indiretos, traduzindo um aumento nos reembolsos de IVA”.

Do lado dos gastos, “a evolução da despesa das AP reflete em parte o acréscimo em despesas com pessoal”, um valor que, contudo, “está influenciado, em grande medida, pelo perfil de pagamento intra-anual de encargos relativos às contribuições sociais a cargo das entidades empregadoras públicas”.