Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Unilever, Havas, MediaEdge e TVI são as maiores em publicidade

  • 333

O investimento publicitário em Portugal ascendeu a 7 mil milhões de euros em compra de espaço nos meios de comunicação, a preços de tabela. Marcas de grande consumo, distribuição e telecomunicações são as que mais investem, de acordo com os dados da Media Monitor

Catarina Nunes

A Unilever-JM (que comercializa marcas como a Skip, Lipton, Dove e Olá) foi a empresa que mais investiu em publicidade em 2015, com um total de cerca de 284 milhões de euros, a preços de tabela, de acordo com os dados da media Monitor divulgados hoje.

A Havas e a TVI são a agência de publicidade e o meio de comunicação com a maior fatia da publicidade, ao serem responsáveis por 530 milhões de euros e 2,5 mil milhões de euros, respetivamente. A MediaEdge:Cia, por seu lado, lidera a lista das agências de meios, empresas responsáveis pelo planeamento e compra de espaço publicitário nos media.

Do lado dos anunciantes, a Modelo Continente, a PT, a Vodafone, a Reckitt, a NOS, a L'Óreal, a Viva Melhor Sempre (produtos naturais e dietéticos), a Bliss (suplementos alimentares) e a Procter&Gamble ocupam as restantes posições do top 10.

Nas agências de publicidade, a Fuel (que integra o grupo Havas Worldwide) é a segunda maior, seguida da J.Walter Thompson.A SIC e a RTP são o segundo e terceiro meio mais procurados pelos anunciantes. Nas agências de meios, as três primeiras posições são completadas com a OMD e a Arena, que estão no segundo e terceiro lugar, respetivamente.

No total, o mercado publicitário em 2015 valeu cerca de 7 mil milhões de euros, a preços de tabela, o que não contabiliza os descontos praticados pelos meios de comunicação, aos quais se somam ainda o rappel (desconto feito em função do volume comprado).

Em janeiro, os primeiros lugares de cada uma destas quatro listas mantêm-se inalterados, exceto nas agências de meios, que são lideradas pela OMD, passando a MediaEdge:Cia para a 6a posição.