Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Há 18 mil gestores na lista negra dos devedores ao fisco

  • 333

A lista de devedores ao fisco integra 37.042 nomes, e metade são administradores e gerentes de empresas. Globalmente, as dívidas somam 3,79 mil milhões de euros

Há, entre empresas e particulares, 37.042 nomes na lista de devedores ao fisco, avança o "Diário de Notícias" desta terça-feira. E os administradores e gerentes de empresas representam 68,4% dos contribuintes individuais que integram a lista negra. Para se fazer parte da lista tem de se ter uma dívida superior a 7500 euros.

Em causa estão sobretudo situações de sociedades que não possuem património passível de ser penhorado e que possa pagar dívidas fiscais, coimas e juros acumulados. Há também indícios de sociedades fictícias criadas para encobrir esquemas de evasão fiscal.

Os dados revelados pelo "Diário de Notícias" mostram ainda que dos 3,79 mil milhões de euros de dívidas ao fisco a maior fatia cabe aos particulares, que representam 2,44 mil milhões de euros. Segundo o Ministério das Finanças, a lista de devedores permitiu recuperar cerca de 500 milhões de euros em 2014 e 2015.