Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsas. Ásia regressa ao vermelho. Preço do Brent em baixa

  • 333

As principais praças financeiras da Ásia Pacífico fecharam com perdas, com Xangai a liderar as quedas. Preço do barril de petróleo de Brent cai 1,8% no final da sessão asiática

Jorge Nascimento Rodrigues

As bolsas da Ásia Pacífico regressaram ao vermelho esta terça-feira depois de, no dia anterior, terem registado ganhos de 0,8%, segundo o índice MSCI para a região.

O índice composto da bolsa de Xangai liderou esta terça-feira as quedas,encerrando a sessão com um recuo de 0,81%. Na bolsa de Tóquio, a terceira mais importante do mundo, o índice Nikkei 225 perdeu 0,37%. Na região, apenas a bolsa de Taiwan registou um ganho modesto de 0,1%.

O preço do barril de petróleo de Brent, a variedade europeia de referência internacional, também regressou às quedas, perdendo 1,8% durante a sessão asiática, fechando em 34,05 dólares. No dia anterior havia ganho mais de 5%, com o mercado petrolífero animado pela perspetiva de um entendimento entre o cartel petrolífero e importantes produtores não membros, com destaque para a Rússia. No entanto, declarações do secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo numa conferência em Houston relançaram a dúvida sobre o alcance da iniciativa do grupo de Doha.

Os futuros em Wall Street e em Frankfurt estão em terreno negativo o que indicia aberturas destas praças financeiras no vermelho.