Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Juros da dívida abrem a subir

  • 333

Os juros das Obrigações do Tesouro a 10 anos estão esta quarta-feira a subir no mercado secundário, enquanto nos restantes periféricos descem. O Tesouro português coloca hoje dívida de curto prazo

Jorge Nascimento Rodrigues

As yields das Obrigações do Tesouro português (OT) abriram em alta no mercado secundário. No prazo de referência, a 10 anos, subiram oito pontos base para 3,62% pelas 9h (hora de Portugal). Nos restantes periféricos, as yields estão estáveis ou descem ligeiramente.

O prémio de risco da dívida portuguesa de longo prazo subiu para 337 pontos base, o equivalente a 3,37 pontos percentuais de diferencial em relação ao custo de financiamento da dívida alemã, que serve de referência na zona euro.

Portugal regressa esta quarta-feira aos mercados de dívida com uma colocação de Bilhetes do Tesouro a 3 e 11 meses. Ontem, o Tesouro espanhol emitiu dívida a 6 e 12 meses pagando no primeiro prazo uma taxa de remuneração média negativa de -0,061% (ou seja, os investidores “pagam” ao emitente para deter esta dívida) e no segundo prazo uma taxa de 0% (ou seja, o preço médio foi igual ao preço nominal).