Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Holandeses inauguram fábrica de calçado em Oliveira de Azemeis

  • 333

Grupo Nimco investe 800 mil em nova fábrica em Oliveira de Azeméis

O grupo holandês Nimco inaugura na próxima sexta-feira a sua nova fábrica de calçado, em Oliveira de Azemeis. presente em Portugal desde 1997, aquele grupo investiu 800 mil euros numa nova fábrica especializada em calçado ortopédico e personalizado. A aposta na única unidade produtiva do grupo na Europa "decorre do reconhecimento da elevada competência dos artesãos e sapateiros nacionais e dos técnicos de modelagem", diz o seu diretor operacional e acionista Olav Toormend.

A produzir 12 mil pares de sapatos ortopédicos e 19 mil pares de sapatos costumizados por ano, a Nimco Portugal emprega 126 pessoas , registou um volume de negócios de cinco milhões de euros em 2015 e espera potenciar um crescimento de 20% este ano com o investimento em novas instalações e equipamento produtivo na Zona Industrial de Cesar, Oliveira de Azeméis.

Na organização do grupo, com vendas de 15 milhões de euros, a produção lusa ruma, quase em exclusivo, à casa-mãe, na Holanda, que distribui, depois, os sapatos da marca pelo mundo, mas Portugal é, também, um dos pilares da Nimco na área da inovação. a Nimco Portugal é responsável pelo desenvolvimento de um novo material em pele extensível (Xsensible) patenteado a nível mundial e usado em soluções pensadas para pés diabéticos e deformados. A podução da pele é, mais uma vez, Made in Portugal, mas em subcontratação.

Quando chegou a Portugal, em 1997, o grupo instalou-se em Santa Maria da Feira. Apresentava-se, então, como Fits All e produzia apenas sapatos ortopédicos, mas 10 anos depois introduziu a linha de "Personal Pairs", destinada a sapatos de criança e adulto personalizados no design e nas medidas através de uma aplicação que scanariza o pé, a partir de um iPAd e, em função das características detetadas, escolhe a forma e tamanhos mais adequados a cada cliente.

Em 2007, a atividade lusa do grupo holandês foi transferida para a Zona Industrial de S. João da Madeira e, em 2010, quando a Nimco Orthopaedics, de vocação comercial, e a Fits All, de base industrial, decidem fundir-se e lançar a marca Nimco Made4You, a unidade portuguesa transforma-se na Nimco Portugal, uma sociedade por quotas com um capital social de 135 mil euros repartido entre a casa-mãe, a Nimco International BV (80%) , e Olav Toomend (20%).