Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Finanças prolongam o prazo para verificação de faturas

  • 333

Afinal, os contribuintes poderão verificar e comunicar as suas faturas de 2015 no portal e-fatura até ao dia 22 de fevereiro. Os prazos para a entrega de declarações de IRS também foram alterados

O Ministério das Finanças decidiu alargar o prazo para confirmação e comunicação de faturas, que terminava esta segunda-feira, prolongando-o até ao fim do mês de fevereiro.

A decisão foi anunciada, depois de dificuldades de acesso ao Portal e-Fatura, provocadas por problemas técnicos, terem impedido muitos contribuintes de validar as suas faturas durante toda a madrugada e manhã.

Quanto à possibilidade de reclamar previamente do cálculo efetuado pela Autoridade Tributária dos montantes das despesas que lhe foram comunicadas, o prazo passa a ser do dia 16 de março até ao dia 31 (estava definido o intervalo entre os dia 1 e 15 de março).

A entrega de declarações de IRS também sofre alterações nos prazos, com os trabalhadores por conta de outrém a terem de cumprir essa obrigação durante o mês de abril (anteriormente estava definido o período entre 15 de março e 15 de abril). A segunda fase da entrega do IRS - para trabalhadores por contra própria - decorrerá em maio.

Ainda assim, diz o Ministério em comunicado, “a prorrogação dos prazos que ora se determina, não impede que a liquidação do IRS seja efetuada nos prazos previstos”.

  • Finanças tentam resolver problemas no site e-fatura

    No último dia para os contribuintes registarem as suas faturas online, o Ministério das Finanças admitiu esta manhã a existência de “um erro do sistema” de validação das mesmas no site e-fatura. Técnicos tentam resolver o problema com maior brevidade possível