Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Wall Street abre em terreno positivo, depois de maré verde na Europa

  • 333

Os índices das bolsas de Nova Iorque estão a registar ganhos na abertura. No Velho Continente, a Bolsa de Milão lidera as subidas nas principais praças financeiras. Lisboa segue a tendência europeia. Preço do barril de Brent em alta

Jorge Nascimento Rodrigues

A derrocada em Tóquio não contagiou esta sexta-feira nem a Europa nem Nova Iorque. Em Wall Street, o Dow Jones 30 abriu a ganhar 0,8% e o S&P 500 avançou 0,9%. No Nasdaq, a bolsa das tecnológicas, o índice composto está a subir 1%.

Na Europa, continua a maré verde, depois de um quinta-feira em que as bolsas do Velho Continente perderam 2,44%, segundo o índice MSCI para a região. A Bolsa de Milão, que registou uma derrocada na quinta-feira e que caiu em sete das dez sessões até à data, está a liderar as subidas nas principais praças financeiras, com ganhos de mais de 3%. O índice PSI 20, da Bolsa de Lisboa, está em linha com a tendência europeia, subindo 1,4%.

O preço do barril de petróleo de Brent está há três sessões consecutivas a subir. Esta sexta-feira já variou entre 30,87 e 31,84 dólares. Pelas 14h30 (hora de Portugal), quando abriu a sessão norte-americana, cotava-se em 31,77%, registando uma subida de 2% em relação ao preço de fecho do dia anterior. As declarações de ontem do ministro dos Petróleos dos Emirados Árabes Unidos, admitindo a possibilidade de cooperação para um corte da produção diária, continuam a repercutir-se na subida dos preços.