Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

DBRS confortável com rating de Portugal

  • 333

Agência de rating reage às notícias sobre o alegado nervosismo dos mercados com Portugal e explica a sua leitura dos acontecimentos recentes, numa fase em que o país e a Europa estão a discutir o Orçamento do Estado deste ano

A agência de rating DBRS diz que está confortável com o rating atribuído a Portugal - “BBB”, acima de lixo -, continuando a perspetiva “estável”, apesar da subida recente dos juros da dívida.

“Nesta altura, sentimo-nos confortáveis, a perspetiva estável [do rating] para Portugal é apropriada”, afirmou à Reuters Fergus McCormick, analista-chefe da DBRS.

A agência sublinha, no entanto, que a subida dos títulos da dívida é uma preocupação e que a agência estará atenta. “Se a volatilidade do mercado persistir, a nossa atenção volta-se para a equação política e o que é viável em termos de ajustamento fiscal”, acrescentou.

O rating atribuído pela DBRS a Portugal deverá ser revisto a 29 de abril.

  • Os juros das Obrigações do Tesouro a 10 anos já caíram esta sexta-feira para 3,87%, depois de terem atingido 4,5%, um máximo de quase dois anos, durante o dia anterior. O prémio de risco também recuou para o patamar dos 3 pontos percentuais. Estas descidas são as maiores no seio dos periféricos