Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Como vai a economia alemã? a crescer 0,3% no último trimestre

  • 333

Maior economia europeia cresceu 1,75% em 2015 e agência federal de estatística fala de desempenho "sólido e sustentável"

A economia alemã, considerada o motor da Europa, cresceu 0,3% no último trimestre de 2015, para fechar o ano com uma subida de 1,7%, contra os 1,6% de 2014, informou hoje a Destatis, a agência de estatística germânica.

A subida do PIB entre outubro e dezembro manteve, assim, o rimo do trimestre anterior, num desempenho que a Destatis apresenta como indicador de "um crescimento sólido e sustentável", enquanto a agência Bloomberg refere que os números do país refletem "resiliência à agitação mundial".

O crescimento do consumo interno (1,9%) é um dos factores que impulsinou o crescimento da maior economia europeia, acomapanhado do aumento da despesa pública (2,9%),puxada em parte pelos gastos com a crise dos refugiados. Já o sector industrial sofreu uma quebra de produção de 1.2%, enauanto o investimento, em especial no sector da construçã, subiu.

Entre os destaques sobre a evolução da economia germânica, a Destatis refere que o crescimento de 2015 ficou acima da média dos últimos10 anos (1,3%)