Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsas. Tóquio em ambiente de derrocada e Europa abre a recuperar

  • 333

TORU YAMANAKA/AFP/GETTY

A Bolsa de Tóquio marcou a sessão asiática desta sexta-feira, com o índice Nikkei 225 a perder 4,8% e o outro índice, o TOPIX, a cair 5,4%. O resto das principais praças asiáticas fechou também no vermelho. As bolsas europeias abriram a registar subidas, depois de terem perdido mais de 2,4% no dia anterior

Jorge Nascimento Rodrigues

As praças financeiras da Ásia Pacífico fecharam no vermelho pelo quarto dia consecutivo. O índice MSCI para a região perdeu quase 6% esta semana. A sessão asiática de sexta-feira ficou marcada por um ambiente de derrocada na bolsa de Tóquio, a terceira mais importante do mundo. Tóquio reabriu depois de um feriado na quinta-feira, com o índice Nikeei 225 a fechar a perder 4,84% e o TOPIX a cair 5,43%. O índice de volatilidade desta bolsa subiu 13%. O índice Nikkei 225 soma uma queda de mais de 11% esta semana. O TOPIX perdeu mais de 12,5% durante esta semana, a pior desde outubro de 2008.

As duas bolsas chinesas de Xangai e Shenzhen, bem como a bolsa de Taipé (Taiwan), continuam encerradas em virtude dos feriados do ano novo lunar que abrangeram toda a semana. As restantes bolsas da Ásia Pacífico mais importantes fecharam, também, em terreno negativo: o índice ASX 200 de Sidney perdeu 1,16%, o KOSPI de Seul recuou 1,41% e o Hang Seng de Hong Kong desceu 1,09%.

A Europa abriu em alta depois de uma quinta-feira em que perdeu mais de 2,4%, com a Bolsa de Milão em derrocada. Esta sexta-feira, as principais praças financeiras europeias estão a registar ganhos, lideradas precisamente pela bolsa italiana onde o índice MIB sobe 2,6%. A Bolsa de Lisboa está em linha com a alta europeia. O PSI 20 está a ganhar 1,4%.

Os futuros em Wall Street apontam, também, para uma abertura em alta, depois de ontem o índice MSCI para os Estados Unidos ter fechado a perder 1,24%.