Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Investir em Portugal? “Temos de pensar duas vezes e enchermo-nos de coragem”

  • 333

“Enquanto não houver uma definição é um bocadinho arriscado avançar com investimentos” diz Pedro Queiroz Pereira, presidente da Semapa, sobre o clima politico

Alberto Frias

Numa altura em que a Portucel prepara uma importante mudança de nome e imagem — vai chamar-se The Navigator Company — o presidente e dono da Semapa, que controla em 64,83% o grupo de pasta e papel, critica a decisão do Governo de travar a expansão da área de eucalipto em Portugal, no âmbito do acordo do PS com o Partido Ecologista os Verdes. E diz que vai ter de reavaliar os investimentos previstos para o país, nomeadamente na fábrica de Cacia (Aveiro), numa nova linha de produção tissue (para produtos como guardanapos ou papel higiénico)

De que forma é que a proibição de plantar mais eucaliptos, decidida pelo Governo no âmbito dos acordos do PS com os partidos mais à esquerda, vai refletir-se na atividade do grupo?

Trata-se de uma penalização extraordinária de uma das empresas que mais exportam. A Portucel, além de representar 3% das exportações de Portugal, é de longe o maior exportador líquido, pois tudo o que exportamos é industrializado e preparado cá. Isto vai resultar numa diminuição da nossa capacidade de produção e de concorrer no exterior. A médio e longo prazo é mel na sopa para os brasileiros e para os chineses, porque a cada dia que passa perdemos competitividade... Se calhar o próximo passo é falar em erradicar os eucaliptos... Bem, somos livres de votar a destruição do país, estamos em democracia... Está a colocar-se o interesse dos partidos políticos à frente dos interesses do país...

O Governo diz que essas restrições serão compensadas com o aumento da produtividade nessas terras.

Mas alguém acha que se pudéssemos produzir o dobro do que produzimos não o faríamos? Como é que se mantém a mesma área de eucalipto e se vai produzir muito mais? Não sei como é que isso se faz.

Leia mais na edição deste fim de semana