Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Linha do norte é modernizada e comboios "aceleram" nas ligações a Caia e Vilar Formoso

  • 333

O Ministério do Planeamento e das Infraestruturas dá prioridade aos investimentos ferroviários previstos no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI 3+), onde figura a modernização da linha do norte e od dois corredores ferroviários que ligam Sines a Caia e Leixões a Vilar Formoso

A estratégia do ministro das Infraestruturas, Pedro Marques, segue o plano PETI 3+ que tinha sido aprovado pelo anterior secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, onde a prioridade é dada ao investimento na modernização da linha do norte, incluindo a ligação a Vigo e os dois corredores ferroviários que ligam os portos de Sines e de Leixões a Espanha.

Os dois maiores projetos de investimento serão inseridos na rede ferroviária transeuropeia, o que, segundo o Orçamento de Estado para 2016, permitirá "maximizar a respetiva comparticipação comunitária".

Outro grande investimento da área do ministro Pedro Marques está relacionada com a modernização que a CP - presidida por Manuel Queiró - fará aos comboios Alfa, que será concretizada pela equipa industrial da EMEF. Os dez comboios Alfa serão dotados de novos interiores e exteriores, o que será iniciado em 2016.