Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Mobiliário. Levira exporta um milhão de euros para Cuba

  • 333

Telecom cubana escolhe mobiliário português para postos de internet. Levira fatura um milhão de euros

É o regresso da metalúrgica Levira a Cuba, mais de 20 anos depois. A operadora de telecomunicações estatal Etecsa escolheu o fabricante de mobiliário de Aveiro para equipar os 310 postos de internet que instalou no país.

É um negócio de um milhão de euros que a empresa cubana já pagou, informa a Levira. A encomenda da Etecsa, repartida em dois contratos, constou de 2400 cadeiras, 273 secretárias, 310 mesas de trabalho, 187 armários e 188 blocos de gavetas.

“O fornecimento já foi realizado e pago pontualmente no prazo acordado”, refere a Levira.

Concurso internacional

O negócio “é especialmente gratificante pela dimensão e prestígio e por ter sido obtido no âmbito de um concurso internacional”, diz ao Expresso o administrador industrial da Levira, José Simões. “É mais um passo firme na trajeto de recuperação da empresa”,acrescenta.

A instalação dos postos de internet fazem parte da política de massificação do serviço público de wi-fi lançada pela operadora cubana de telecomunicações. Os postos já se encontram operacionais em aeroportos, unidades hoteleiras, polos turísticos e algumas lojas da Etecsa.

Quando decidiu avançar com a rede de postos de internet, o governo cubano pediu propostas a potenciais fornecedores externos, entre os quais a Levira. A metalúrgica registara, no início da década de 1990, uns episódios exportadores de cadeiras e secretárias, através de um agente em Havana, e terá ficado registo deste relacionamento comercial.

Em 2016, a Levira festeja 45 anos, emprega 200 trabalhadores e exporta 60 por cento da sua produção. Em 2011, foi adquirida pelo grupo Prebuild, de João Gama Leão, à família Estima por um valor simbólico e sofreu depois uma profunda reorganização que permitiru o regresso aos lucros no exercício de 2014. Em 2015, a faturação terá ficado ao nível do ano anterior - 14 milhões de euros.