Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Comissão parlamentar de inquérito ao caso Banif arranca hoje

  • 333

Tiago Miranda

Ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque, o seu sucessor Mário Centeno, Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, e o primeiro-ministro António Costa deverão ser chamados a depor

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) à intervenção e resolução do Banif arranca esta quarta-feira, com a tomada de posse dos 17 deputados indicados pelos partidos da Assembleia da República. O grupo será liderado pelo deputado comunista António Filipe e deverá prolongar os seus trabalhos pelos próximos quatro meses.

O objetivo, através da recolha de depoimentos de várias personalidades ligadas ao caso, será o de apurar responsabilidades políticas no que diz respeito ao caso Banif: a venda do banco, controlado em 61% pelo Estado (depois de ter sido em 98%), implica 3400 mil milhões de euros de fundos públicos.

Pela CPI, deverão desfilar nomes como o da ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque, e o do seu sucessor, o atual ministro Mário Centeno. Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, também deverá ser chamado a prestar declarações. O atual primeiro-ministro António Costa deverá igualmente passar pela comissão de inquérito.