Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Alemanha coloca dívida a 5 anos a juros negativos

  • 333

O Tesouro alemão colocou esta quarta-feira 5 mil milhões de euros pagando uma taxa de remuneração negativa de -0,24%, mais abaixo da registada no leilão anterior similar

Jorge Nascimento Rodrigues

O Tesouro da Alemanha realizou esta quarta-feira um leilão de dívida a 5 anos tendo colocado 5 mil milhões de euros pagando uma taxa negativa de -0,24%, inferior à registada na colocação anterior quando pagou -0,08% e à verificada no mercado secundário da dívida. Uma taxa negativa significa que os investidores aceitam adquirir títulos "pagando" ao emitente. Portugal pagava hoje no mercado secundário uma yield de 1,3% para as Obrigações do Tesouro a 5 anos.

A procura no leilão foi de 1,2 vezes o montante colocado que foi adquirido em 3,97 mil milhões por investidores e 1,03 mil milhões pelo governo federal para operações no mercado secundário.

No mercado secundário da dívida, as yields das obrigações alemãs a 5 anos estão em -0,302%. O mínimo na negociação da manhã foi de -0,294%. Atualmente, neste mercado, registam yields negativas as obrigações de 12 meses a 7 anos. Até 5 anos, inclusive, as yields negativas são inferiores à atual taxa de remuneração dos depósitos dos bancos da zona euro no Banco Central Europeu (BCE). Como a taxa negativa de remuneração dos depósitos paga pelo BCE, de -0,3%, é superior às yields nas obrigações alemãs até 5 anos inclusive, estes títulos estão excluídos do programa de compras do BCE no mercado secundário. Os analistas apontam para um corte adicional de mais 10 pontos base na taxa de remuneração de depósitos na próxima reunião de março do BCE, baixando a referência para -0,4%.