Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Fundo americano injeta 50 milhões de euros na Outsystems

  • 333

Empresa portuguesa recebe 50 milhões de euros da North Bridge, através daquele que é um dos maiores investimentos diretos realizados por uma empresa norte-americana numa tecnológica portuguesa. E tem 120 vagas de emprego em aberto

A portuguesa OutSystems, fornecedora da plataforma empresarial de Desenvolvimento Rápido de Aplicações (RAD), anunciou esta terça-feira ter concluído um financiamento de 55 milhões de dólares (cerca de 50 milhões de euros) com a North Bridge, empresa norte-americana de capital de risco que investe em empresas de tecnologia em grande crescimento e tem 3,8 mil milhões de dólares de capital sob gestão.

Em declarações ao Expresso, Paulo Rosado, presidente executivo da empresa, afirma que “esta é a altura ideal para esta operação, depois de termos crescido 60% em subscrições no último ano”. Houve 40 fundos norte-americanos interessados na operação, dos quais 15 passaram à segunda fase com propostas.

“Do ponto de vista financeiro, não precisávamos do dinheiro”, garante o gestor. Mas a entrada da North Bridge no capital da Outsystems (a empresa não revela o capital tomado), traz “uma chancela de credibilidade reputacional muito grande e importante para o nosso negócio”, explica.

Fundada em 2001, a OutSystems conta com mais de 600 clientes empresariais e 130 parceiros em 33 países e 22 indústrias. O objetivo atual é atingir a liderança mundial no sector e manter níveis de crescimento acima dos 50% nos próximos três anos, avança Paulo Rosado, adiantando que, há 18 meses, a Outsystems contava com dois concorrentes e que hoje há 41 empresas a atuar nesta área de negócio, na sua maioria norte-americanas. Segundo o mais recente Forrester Report, o mercado das plataformas low-code gerou um valor mínimo de 1,7 mil milhões de dólares de receita em 2015 e irá crescer até 15,5 mil milhões em 2020.

“Estamos muito entusiasmados por integrar a equipa, mundialmente reconhecida, da OutSystems. O nosso investimento vai contribuir para acelerar o crescimento continuado da empresa, visto que as organizações confiam cada vez mais na OutSystems para reagir à dinâmica de mudança do mercado e à procura de aplicações mais rápidas e baratas para satisfazer as necessidades de negócio”, referiu Mike Pehl, partner da North Bridge.

Jim Moran, também partner da North Bridge, especificou os dois fatores que foram determinantes para o investimento na OutSystems: “Primeiro, a base de clientes da OutSystems é muito fiel e valoriza muito a experiência com o produto. Em segundo lugar, a OutSystems é líder de mercado em Application Platform As a Service (aPaaS), um mercado que acreditamos estar a começar a crescer dada a elevada procura por aplicações e a relativa escassez das novas competências técnicas necessárias”.

O financiamento da North Bridge, que se junta à ES Ventures e à Portugal Ventures como investidor na OUtsystems, tem o objetivo de reforçar as áreas de vendas e marketing da OutSystems nos mercados internacionais onde está presente e alargar a sua oferta a novas geografias. Também o departamento de I&D da OutSystems será reforçado com a abertura de novas posições em Portugal na área da engenharia informática.

Ao todo, a Outsystems tem 350 trabalhadores no mundo e mais de 120 posições em aberto, das quais mais de metade em Portugal, sobretudo na área da engenharia. Lá fora, as vagas de emprego são mais do foro comercial, de marketing e de parcerias. “Todos os meses, entram cerca de 20 pessoas na Outsystems”, conta Paulo Rosado.